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Veja a lista de 64 ruas que devem receber asfalto novo se a prefeitura conseguir empréstimo

Jaqueline Silveira


Foto: Renan Mattos (Diário)
Localizada no centro da cidade, a Avenida Presidente Vargas está incluída no levantamento sobre a situação das vias


Eles estão por toda a parte e bem visíveis, têm formato arrendondado, são um tormento para a população e uma dor de cabeça para o governo Jorge Pozzobom (PSDB). Não precisa de muito esforço para saber que o assunto aqui são os inúmeros buracos. Para resolver a buraqueira que se alastra de norte a sul e de leste a oeste da cidade, a prefeitura aposta no financiamento de R$ 50 milhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A prefeitura, inclusive, montou uma equipe de técnicos que está debruçada no levantamento dos dados necessários para encaminhar ao Ministério das Cidades, órgão que dará aval ao empréstimo.

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A equipe elaborou uma lista com 64 vias (confira abaixo) para se candidatarem a receber melhorias com a verba. Assim que o Plano Diretor de Santa Maria foi aprovado, uma das exigências para o município dar continuidade às tratativas, Pozzobom e controlador-geral da prefeitura, Alexandre Lima, também responsável pela captação de recursos, bateram na porta do ministério para comunicá-lo.

Então, no dia 10 de julho, o ministério deu sinal verde para o estudo das 64 ruas. O que isso significa? Que a prefeitura poderá contratar uma empresa para fazer esse diagnóstico, orçado de R$ 1,25 milhão. Será esse estudo, bancado também com dinheiro federal que apontará as vias que serão recuperadas, de acordo ainda com o Plano de Mobilidade Urbana. Mas alguns critérios serão prioritários, como vias de circulação de ônibus, com maior fluxo de veículos e, ainda, com situação mais precária.

- Não sou eu que vou escolher - esclarece Pozzobom.

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A prefeitura projeta um trabalho de seis meses para concluir o diagnóstico. E todas as 64 serão contempladas?

- Provavelmente não, depende do que dará para fazer com os R$ 50 milhões. Pode ser que dê para 50 das 64 - exemplifica o engenheiro civil Paulo Lopes da Rosa, cedido pelo Daer e que coordena a equipe técnica.

Confira abaixo um mapa ilustrativo que situa os locais que poderão receber melhorias e a lista com todas as ruas divididas por bairros:



BAIRRORUA
Eixo delimitador Av. Assis Brasil

Av. Borges de Medeiros

Av. Dr. Ângelo Bolson

Av. Fernando Ferrari

Av. Liberdade

Av. Rio Branco

R. do Acampamento

R. Euclides da Cunha

R. General Neto

R. José do Patrocínio

R. Prof Fontoura da Ilha

R. Visconde de Ferreira Pinto
CENTROAv. João Luiz Pozzobon

Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora da Medianeira

Av. Gov. Walter Jobim

Av. Presidente Vargas

Av. Osvaldo Cruz

R. André Marques

R. Ângelo Uglione (trecho entre Riachuelo e André Marques)

R. Barão do Triunfo

R. Cel Ernesto Beck (trecho até Av. Dom Ivo Lorscheiter)

R. Dos Andradas

R. Duque de Caxias

R. José Bonifácio

R. Manuel Ribas

R. Pinheiro Machado

R. Riachuelo

R. Serafim Valandro

R. Silva Jardim

R. Visconde de Pelotas

Tv. Ferreira
BOI MORTOAv. Prof. Francisco Fagundes da Cunha
CAMOBIAv. João Machado Soares
CAROLINAR. Marechal Rondon
CHÁCARA DAS FLORESR. Ari Lagranha Domingues

R. Casemiro de Abreu

R. Castro Alves

R. Conde D'Eu

R. Fernandes Vieira

R. General Câmara

R. Sete de Setembro
ITARARÉR. Marechal Deodoro
JOÃO GOULARTR. Félix Manarim

R. João Brunhauser

R. Osvaldo Schirmer

R. Vacaria
JUCELINO KUBITSCHEKAv. Radialista Osvaldo Nobre

R. Bergamoteiras

R. Venâncio Aires
MENINO JESUSR. Benjamin Constant (trecho entre R. Silva Jardim e R. Cel. Anibal Garcia Barão)

R. Major Duarte
NOVA SANTA MARTAAv. Alcides Roth
N. SRA. DE LOURDESR. Pedro Pereira
PASSO D'AREIAAv. Dois de Novembro

Av. Jornalista Mauricio Sirotsky Sobrinho
T NEVES PINHEIRO MACHADOAv. Capitão Vasco Amaro da Cunha

Av. João Lino Preto

Av. Paulo Lauda

R. Maranhão.

R. Rio Branco 
URLÂNDIAR. Eugênio Mussoi

R. Frederico Ozanan
SALGADO FILHOR. Oliveira Mesquita

Por dentro do Programa Avançar Cidades

  • 64 ruas de Santa Maria irão fazer parte do estudo do Programa Avançar Cidades, totalizando 75 km
  • Não quer dizer que, se o financiamento de R$ 50 milhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) for aprovado, todas as ruas serão refeitas, uma vez que o dinheiro não deve ser suficiente para contemplar todas as vias listadas
  • O Ministério das Cidades autorizou a prefeitura a contratar uma empresa para fazer o estudo dos 75 km. Com base nos critérios circulação de ônibus, fluxo de veículos e as condições do asfalto, serão definidas as vias para serem recuperadas. Não é, portanto, a prefeitura que irá indicar as ruas, mas, sim, o estudo da empresa e também de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana
  • O diagnóstico custará R$ 1,25 milhão e será bancado com recurso federal. A empresa deve levar seis meses para fazer o estudo. O trabalho da empresa já dividirá em 10 lotes de R$ 5 milhões cada um para, depois, licitar e também facilitar os trâmites e as obras
  • Depois do estudo pronto, a prefeitura o encaminhará à equipe técnica do Ministério das Cidades para análise
  • Se aprovado, iniciam-se os trâmites para a licitação e liberação do financiamento pela Caixa Econômica Federal a partir do cronograma de obras. Se tudo der certo e não ocorrerem percalços em relação ao estudo e a trâmites burocráticos, a prefeitura projeta receber os primeiros recursos e dar início às obras para o 1º semestre de 2019


Foto: Renan Mattos (Diário)

Seis meses para diagnóstico
Depois de finalizado o estudo sobre as 64 vias, o mesmo será encaminhado para o Ministério das Cidades analisar e, se tudo estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo Programa Avançar Cidades, aprová-lo. Responsável pelo diagnóstico, a empresa já irá trabalhar com 10 lotes de ruas de R$ 5 milhões para facilitar alguns trâmites burocráticos em Brasília, conforme Pozzobom, e também para, depois da licitação, as obras não precisarem paralisar caso dê algum problema em apenas uma via, já que serão empreiteiras diferentes. Mas o financiamento está 100% garantido?

- Estamos habilitados ao programa - afirmou o controlador-geral da prefeitura, Alexandre Lima.

Isso, entretanto, não é garantia que o empréstimo será aprovado, mas o prefeito, secretário e equipe técnica acreditam que está bem encaminhado. O pagamento do financiamento é de até 20 anos com juro de 6% ao ano e carência de quatro anos. Se tudo der certo e não aparecer nenhum buraco no caminho dos trâmites burocráticos que possa causar algum solavanco nas tratativas, o governo projeta que o dinheiro, que será liberado pela Caixa Econômica Federal, comece a entrar nos cofres da prefeitura no primeiro semestre de 2019 para início das obras. Até lá, continuarão os trabalhos paliativos e os usuários seguirão fazendo malabarismo para desviar de buracos e crateras.

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